ARROZ DE PATO - Receitas Para Si

ARROZ DE PATO

Ingredientes:
Para cozer o pato:
– 150g de bacon inteiro
– 1/2 chouriço de carne inteiro
– 1 pato com miúdos com 2.600kg partido aos pedaços
– 1 cebola inteira


– 3 dentes de alho inteiros
– 2 folhas de louro
– 1 cenoura inteira
– 3 cravinhos

Leia outra receita: Vitela Assada no Forno


– 150ml de vinho tinto
– sal grosso q.b.
– água até cobrir o pato


Para o arroz:
– 1 cebola grande picada
– 1 dente de alho grande picado
– 1 folha de louro
– 500g de arroz carolino (1 chávena almoçadeira das grandes bem cheia)
– 100ml de molho inglês


– 3 medidas da mesma chávena da água de cozer o pato
– sal q.b.
– 1/2 chouriço cortado às rodelas


Preparação:
Num tacho grande e sem adicionar qualquer gordura, corar os pedaços de pato (não tirar a pele) de ambos os lados. Reservar o tacho com a gordura que saiu.
Colocar o pato na panela de pressão juntamente com os restantes ingredientes para a sua cozedura e deixar em lume alto cerca de 40/45 minutos dependendo do tamanho. Deixar sair a pressão da panela, retificar se está bem tenro, retirar e deixar arrefecer. Desfiar o pato e picar os miúdos, o bacon, o chouriço e reservar. Reservar também o caldo já coado.


No tacho reservado com a gordura do pato corado, refogar bem a cebola, o alho e o louro. Adicionar pequenas quantidades de cada vez de água da cozedura até a cebola ficar bem escura (este processo é demorado).


Quando a cebola estiver bem escura adicionar o arroz e deixar a estalar uns minutos mexendo várias vezes. Acrescentar o molho inglês e misturar bem. Adicionar o caldo da cozedura que deve estar quente e deixar o arroz a cozer em lume médio até abrir, mas não demasiado cozido. Retificar o tempero de sal se necessário.
Numa travessa grande (dividi em duas), fazer uma camada de arroz, depois o pato com os enchidos e terminar com arroz. Enfeitar com rodelas de chouriço e levar a dourar em forno pré-aquecido a 180º, até ficar bem seco e tostado. Servir de imediato. Bom apetite!
Fonte omeutempero.blogspot

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *