Bacalhau com Natas, Batata Palha e Presunto - Receitas Para Si

Bacalhau com Natas, Batata Palha e Presunto

Receita:

2 Postas de Bacalhau médias (ou uma grande)
180 a 200 Grs Batata Palha de compra
3 Fatias de Presunto desfiado
1 Cebola Média
2 Dentes de Alho
1 Folha de Louro
1 Fio de Azeite
200 ML de Natas
500 ML de leite
3 Colheres de sopa de Farinha
Noz Moscada qb
Sal qb
Pimenta Preta Moída na hora
Pão Ralado qb
Cerca de 80 Grs de queijo Mozarella

Preparação:

Comece por cozer o bacalhau. Retire e deixe arrefecer. Quando estiver morno, separe as espinhas, a pele e desfie-o em lascas. Reserve.
Num tacho, coloque o fio de azeite e corte a cebola às rodelas finas, junte o alho bem picado e a folha de louro. Deixe cozinhar até a cebola começar a lourar. Junte o bacalhau e reduza um pouco o lume para o bacalhau tomar gosto lentamente (cerca de 5/7 minutos). Mexa de vez em quando.
Numa panela, prepare o molho colocando o leite a aquecer. Quando estiver quente, retire um pouco para uma tigela e dissolva a farinha com ajuda de um garfo ou fouet. Adicione a farinha dissolvida ao restante leite e as natas. Mexa sempre até começar a ferver e engrossar. Tempere com sal (pouco, pois as batatas e o bacalhau já são bem temperados), pimenta e noz moscada. Mexa até envolver e depois desligue.
Num pirex/travessa ou recipiente a gosto, coloque uma camada de batata a tapar o fundo, espalhe metade do presunto desfiado e metade do bacalhau. Coloque outra camada fina de batata, o restante presunto e o restante bacalhau. Verta o molho por cima, espalhando por toda a travessa de forma a ficar bem distribuído. Polvilhe ligeiramente com pão ralado e por fim o queijo.
Leve ao forno pré aquecido a 180º na posição de gratinar até estar douradinho ou a gosto.
Sirva com salada.

Fonte:http://umapitadadenozmoscada.blogspot.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *