Farofias… Uma receita maravilhosa


É um doce que faço quando tenho claras que sobram de outras confecções em que só utilizo as gemas. Ou quando tenho já bastantes claras guardadas (podem ser congeladas – para as utilizar basta deixar descongelar ao natural).

De qualquer modo, não havendo claras adicionais, aqui fica a receita.

Ingredientes:

200 Gr de açúcar
5 Ovos
1 Colher (sopa) de Maisena
7,5 Dl de leite


2 Cascas de limão
1 Pau de canela
Canela

Preparação:

Separam-se as gemas das claras. Batem-se as claras em castelo e quando estiverem bem firmes juntam-se 50 g de açúcar, continuando a bater até se obter um preparado bem espesso e seco.
Entretanto, leva-se o leite ao lume com o restante açúcar, as cascas de limão e o pau de canela. Quando ferver, reduz-se o calor para manter apenas uma fervura suave.

Deitam-se dentro colheradas do preparado de claras e açúcar.
Deixam-se cozer rapidamente, voltando-as. Retiram-se as farófias com uma espumadeira e colocam-se num passador para escorrer. O leite que vai escorrendo das farófias junta-se ao do tacho. Depois dispõem-se no prato ou travessa de serviço, fundos.

Deixa-se arrefecer o leite em que as farófias cozeram e adiciona-se a maisena desfeita num pouco de leite frio e as gemas. Leva-se ao lume, mexendo sem parar para cozer e engrossar. Rectifica-se o açúcar se for necessário.

Fonte e todos os direitos reservados a: acaixadotempo.blogspot.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *