Panzanela de Bacalhau

Ingredientes para 4 pessoas:

300g de tomate
1 lombo de bacalhau
1 folha de louro
2 pães tipo carcaça
6 dentes de alho
10 azeitonas pretas q.b.

sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de vinagre
2 colheres de sopa de salsa picada
azeite q.b.

Preparação:

Comece por assar o lombo de bacallhau. Coloque o lombo de bacalhau com a pele virada para baixo numa assadeira pequena e regue generosamente com azeite. Junte o louro e 2 dentes de alhos esmagados grosseiramente e leve a assar certa de 20 minutos. Retire, desfie em lascas e reserve o bacalhau.
Para a panzanela corte o pão em cubos não muito grandes.

Leve uma frigideira ao lume com 3 colheres de sopa de azeite e dois dentes de alho picados e acrescente o pão. Envolva bem e deixe o pão, tempere com um pouco de sal, e deixe o pão saltear nesta mistura até que fique dourado e crocante. Retire e coloque sobre papel absorvente.

Entretanto corte o tomate em cubos e coloque numa saladeira. Acrescente as azeitonas também picadas grosseiramente e tempere com os restantes dentes de alho esmagados numa papa, um pouco de azeite, sal e pimenta a gosto e o vinagre. Envolva bem e acrescente também a salsa picada e as lascas de bacalhau.

Junte os cubos de pão à salada de tomate e bacalhau e envolva bem para começar a absorver os sucos dos mesmos. Sirva de imediato!

Fonte:http://paracozinhar.blogspot.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *