Bacalhau Casa Cheia – Faz sempre grande sucesso!

Ingredientes:

3 cebolas grandes
4 dentes de alho
4 postas grandes de bacalhau crescido/graúdo
2 cenouras médias
8 a 10 batatas médias
sal
azeite
pimenta moída
leite para o bechamel
água da cozedura do bacalhau
200 ml natas

Preparação:

Coza o bacalhau. Reserve e ainda morno retire peles e espinhas e lasque-o.

Pele e corte as batatas em palitos, depois em pequenos cubos. Frite-as em óleo sem as deixar demasiado fritas. Escorra sob papel absorvente.

Corte a cebola em meias luas e o alho às rodelas finas. Leve-os ao lume com uma boa porção de azeite. A meio da cozedura junte as cenouras raladas. Envolva e passados dois a três minutos junte as lascas de bacalhau. Tempere com pimenta.

Prepare um bechamel com metade de leite e metade da água da cozedura do bacalhau. Faço a olho mas será mais ou menos assim: dissolva 5 colheres de sopa cheias de farinha num pouco de leite. Utilize duas chávenas de chá de leite e outras duas de água da cozedura do bacalhau. Tempere com um pouco de sal e uma colher de manteiga. Leve a lume médio e não pare de mexer com uma colher-de-pau até engrossar. Quase no final junte 200 ml de natas.

Misture a cebola e o bacalhau com os cubos de batata frita e o bechamel. Envolva com cuidado e rectifique o tempero. Disponha num tabuleiro grande de ir ao forno. Alise e coloque uma fina camada de bechamel. Polvilhe com pão ralado. Leve ao forno a 200º por 20 minutos até que comece a dourar.

Fonte e todos os direitos reservados a: cozinha-sem-tabus.blogspot.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *