Ingredientes:
1 litro de leite de soja sabor a baunilha
1 colher de sopa de essência de baunilha (ou aroma)
4 colheres de sopa de amido de milho (36 gr.)
1 colher de sopa de agar-agar ( 7 gr.)
2 colheres de sopa de caramelo líquido
1 chávena de açúcar amarelo ou mascavado ( 190gr.)
Caramelo líquido q.b. para a forma.
Preparação:
Em primeiro lugar, começa por colocar o caramelo numa forma com cone, ou por outras palavras, aquelas que fazem o buraco no meio.
De seguida, numa tijela, coloca o amido de milho e um pouco de leite e mistura bem. Mexe até estar totalmente dissolvido. Reserva.
Depois, num tacho deita o restante leite, a baunilha, o amido dissolvido (mexe antes), o caramelo, o açúcar e o agar-agar. Mexe bem até estar tudo bem dissolvido.
Agora leva o tacho ao fogão, e vai mexendo até começar a ferver. No entanto, cuidado nesta etapa pois o leite pode subir muito, arrufar e podes queimar-te. Assim, controla a intensidade do fogão e assim que começar a ferver, conta 2 minutos, para activar o agar-agar.
Assim que tenha fervido o tempo atras mencionado, despeja, devagar, o líquido na forma. Deixa arrefecer e assim que esteja em temperatura ambiente, leva ao frigorífico por umas horas ou de um dia para o outro, de forma idêntica ao que costumo fazer.
Entretanto para servir, deves virar a forma para um prato com rebordo para não cair o caramelo. No entanto, se vires que o pudim não cai para o prato, auxilia-te de uma faca e insere-a na lateral de modo a que entre um pouco de ar até à base do pudim. Assim que entrar ar, perde o vacuo e o pudim cairá logo, cuidado para não te sujares com possíveis salpicos de caramelo.
Fonte e todos os direitos reservados a: https://www.donaclementinavegan.pt/