Desengane-se quem pensa que isto é um prato difícil de fazer. Sinceramente, acho que para além de indiscutivelmente delicioso, tem um tempo de confeção tão pequeno que se torna perfeito para almoços com convidados de última hora.
Ingredientes para 3/4:
1 embalagem de tamboril aos cubos
camarões a gosto
1,5 chávena de arroz agulha
1 pimento vermelho
1 colher de sopa de preparado de caldo de marico
1 caldo knorr de peixe
1 raminho de salsa e coentros
1 dente de alho
1 folha de louro
1 tomate grande maduro
1 cebola
50 ml de azeite
1/2 chávena de vinho branco seco
sal e uma pitadinha de jindungo
1 colher de sopa de sementes de coentros
Preparação:
Coloque um tacho com água ao lume e tempere com uma pitadinha de sal e as sementes de coentros.
Quando levantar fervura, junte o tamboril e o camarão e deixe cozer durante 3 minutos. Retire-os do tacho com a ajuda de uma escumadeira e reserve.
Noutro tacho, prepare o refogado.
Pique a cebola e junte ao tacho com o azeite e o dente de alho inteiro. Pele o tomate, retire-lhe as sementes e acrescente ao refogado. Lave e corte o pimento às tiras e junte também. Deixe refogar 2 minutos e acrescente o arroz.
Frite o arroz no refogado até que este fique sem molho. Refresque com o vinho e deixe-o evaporar. Junte 3,5 chávenas de água de cozer o tamboril e o ramo de salsa e deixe cozer o arroz durante 10 minutos.
Junte o tamboril e o camarão cozidos e não envolva cuidadosamente com um garfo ou abanando o tacho.
Prove e verifique se o arroz está “al dente” se é que esta expressão se lhe pode aplicar, e tempere com uma pitadinha de jindungo.
Desfaça a colher de preparado de marisco com 1/2 chávena de água de cozer o peixe e acrescente ao arroz. Envolva cuidadosamente, deixe ferver durante apenas um ou dois minutos, polvilhe com coentros e sirva de imediato.
Fonte e todos os direitos reservados a: hojeparajantar.com