Massa com moelas

Ingredientes:
1 kg de moelas
Metade de um chouriço
1 courgette
2 cenouras
meio pimento vermelho
1 lata pequena de tomate pelado e partido
250 grs de massa (usei penne, mas pode ser outra)


200 ml de vinho branco
Azeite
Pimenta
Sal
3 dentes de alho
1 cebola
1 folha de louro
Coentros ou hortelã

Preparo:

Primeiro deve cozer as moelas. Eu utilizei a panela de pressão, coloquei água a cobrir as moelas, juntei 3 dentes de alho esmagados, 3 grãos de pimenta preta, um fio de azeite e sal. Deixei cozer durante 1h15 m.
Dica: Normalmente costumo cozer as moelas de véspera e depois ou reservo ou congelo já cozidas para estarem preparadas para fazer uma refeição como esta ou até mesmo para uma jardineira, ficam óptimas !
As moelas devem ser congeladas com a água da cozedura para não ficarem secas.

Depois das moelas cozidas, faça um refogado com a cebola, azeite e uma folha de louro. Deixe refogar um pouco. Junte o chouriço às rodelas, a courgette e a cenoura partida ás cubos ou rodelas. Deixar por 3 ou 4 minutos e misturar o tomate. Mexer tudo.
Junte cerca de 200 ml de vinho branco e mexer tudo. Junte as moelas e a massa, envolver tudo e juntar água da cozedura das moelas (está água vai dar sabor) até cobrir a massa ficando um bocadinho mais acima.

Se á medida que a massa vai cozendo vir que está a ficar com pouca água junte mais água das moelas, convém que a massa fique com molho tipo arroz malandrinho. Retifique o sal se necessário, pois a água que juntou das moelas já tinha sal.
Quando a massa estiver cozida (desligue o lume quando ainda estiver um pouco rija, mas quase cozida) junte coentros ou hortelã, desligue o lume, tape o tacho e deixe apurar um pouco.

Fonte:http://ideiasdamoranguetes.blogspot.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *