Macarrão á bolonhesa

Ingredientes:

400 g de papardelle (ou outra massa longa de grano duro)
600 g de patinho moído
1 cebola
½ cenoura
1 talo de salsão (sem as folhas)


2 dentes de alho
1 lata de tomate pelado com o líquido (400 g)
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de vinho branco seco
1 colher (sopa) de óleo


1 ½ colher (sopa) de manteiga
noz-moscada ralada na hora a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
queijo parmesão ralado a gosto para servir
folhas de manjericão a gosto para servir


Preparo:
Lave e seque a cenoura e o talo de salsão. Descasque e passe a cenoura pela parte grossa do ralador. Pique o talo de salsão em cubinhos. Descasque e pique fino a cebola e o alho.
Numa panela média, coloque o óleo e a manteiga e leve ao fogo médio. Quando derreter, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Junte a cenoura e o salsão, e refogue por mais 3 minutos. Adicione o alho e mexa por apenas 1 minuto para não queimar.


Acrescente a carne moída e tempere com sal e pimenta-do-reino. Refogue até que perca a cor rosada. Junte o leite e mexa até secar. Tempere com noz-moscada, adicione o vinho e deixe cozinhar até evaporar, mexendo de vez em quando.
Abaixe o fogo, junte o tomate pelado (com o líquido) e deixe cozinhar por cerca de 1 hora, sem a tampa, mexendo de vez em quando. O fogo deve estar baixíssimo para o molho não grudar no fundo da panela e queimar. Deixe uma chaleira com 1½ xícara (chá) de água quente a postos. De tempos em tempos, regue com um pouco de água para o molho não secar.


Assim que estiver pronto, desligue o fogo e mantenha o molho na panela tampado para não esfriar (se preferir, você pode fazer o molho com antecedência e armazenar na geladeira por 3 dias ou no congelador por até 3 meses).
Leve uma panela grande com 5 litros de água ao fogo alto para ferver. Misture 2 colheres (sopa) de sal, acrescente o macarrão e cozinhe pelo tempo indicado na embalagem ou até ficar al dente — mexa de vez em quando para soltar as tiras.
Escorra a água do parpadelle e sirva a seguir com o molho à bolonhesa, queijo parmesão ralado e folhas de manjericão a gosto.

Fonte:https://www.panelinha.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *