Bolo de Pêra e Caramelo – Uma maravilha

Ingredientes:

4 pêras grandes
2 chávenas de chá de farinha
2 colheres de chá de fermento
150 gramas de açúcar
2 dl de leite
150 gramas de manteiga
2 ovos

Para a cobertura:
1/3 de chávena de chá de açúcar amarelo
3 colheres de sopa rasas de caramelo
150 ml de água

Modo de Preparação:

Forrar uma forma redonda com papel vegetal. Untá-lo com manteiga e polvilhar com açúcar. Descascar as pêras, retirar as sementes e fatiar. Distribuir as fatias de pêra pelo fundo da forma. Reservar.
Numa taça, juntar todos os ingredientes do bolo e bater bem com a batedeira até se obter uma massa homogénea. Deitar a massa sobre as pêras. Num tachinho, colocar os ingredientes da calda e levar ao lume até começar a ferver. Retirar do lume e regar, cuidadosamente, a massa do bolo com a calda. Levar ao forno, até o bolo estar cozido (fazer o teste do palito ou pressionar, levemente, o centro do bolo. Se estiver firme ao toque e não ceder, está cozido). Deixar arrefecer e desenformar num recipiente com capacidade de acomodar o caramelo que irá escorrer pelo bolo, ao desenformar (prato fundo ou taça).

Notas:

  • A forma usada deve ser baixa para evitar que o bolo se parta ao desenformá-lo. Podem usar uma forma retangular, se preferirem.
  • Quando faço este tipo de bolos que levam caramelo, prefiro forrar a forma com papel vegetal, para facilitar o desenformar.
  • O caramelo pode parecer muito e que vai “encharcar” a massa do bolo, mas logo após uns minutos de forno, ele “desaparece” para o fundo da forma.
  • Este bolo fica igualmente saboroso com outros frutos (maçã, ananás, banana, etc).

Fonte e todos os direitos reservados a: http://terapiadostachos.blogspot.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *