Bacalhau Fresco no Forno em Cama de Legumes Assados – Uma Maravilha!

Ingredientes:

1 Tranche de Bacalhau Fresco da Iglo
1 colher de chá de pimentão doce
azeite virgem q.b
tomilho seco q.b.
sal q.b.


pimenta rosa q.b.
3 batatas doces médias
4 cebolinhas
10 tomates – cereja
4 dentes de alho inteiros+ 1 descascado
raspa de limão

Confecção:

Doze horas antes coloque a tranche de bacalhau fresco a descongelar na prateleira de baixo do frigorífico.

Prepare os legumes. Lave bem a batata doce e corte-as em pequenos cubos. Coloque-os num tabuleiro fundo de forno. Descasque as cebolinhas e corte-a ao meio. Por fim junte o tomate- cereja bem lavado. Tempere então os legumes com sal, uma boa pitada de tomilho seco e regue generosamente com azeite virgem. Junte os dentes de alho inteiros espalhados pelo tabuleiro.

Pré-aqueça o forno 5 minutos antes a 180º C ( forno eléctrico e ventilado) . Após este tempo coloque os legumes no forno. Passados uns 10 minutos abra o forno e mexa os legumes para os envolver no azeite e nos temperos. Deixe os legumes assarem por cerca de 40 minutos, abrindo de vez em quando o forno para os envolver no azeite e no molho que vão formando.

Agora vamos à tranche do bacalhau. Depois de descongelado coloque-o numa travessa de forno. Tempere a gosto com sal e pimenta rosa moída na altura. Raspe um pouco de limão e espalhe a raspa por cima do bacalhau fresco. Salpique-o com o pimentão doce, o tomilho e por fim regue com um bom fio de azeite. Com um pincel de cozinha espalhe os temperos por toda a tranche de bacalhau e deixe tomar gosto uns minutos. à volta coloque 1 dente de alho descascado e cortado em pedaços.

Quando faltar uns 15 a 20 minutos para terminar o tempo de cozedura dos legumes que estão no forno coloque também a assar o bacalhau fresco. Deixe o bacalhau fresco assar cerca de 15 minutos, tendo o cuidado de regar com o molho enquanto assa, mas tendo atenção para não deixar o peixe assar demasiado.

Após o bacalhau fresco estar assado, bem como os legumes retire ambos do forno. Retire os legumes da travessa com o auxilio de uma espumadeira e coloque noutra travessa. Por cima coloque então a tranche de bacalhau fresco. Mexa o molho onde assou os legumes para que o azeite se funda com o molho que os legumes formaram. Regue a gosto o Bacalhau fresco e os legumes com este molho e sirva.

Bom apetite!!

Todos os direitos reservados a: https://cincosentidosnacozinha.blogspot.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *