Bacalhau Espiritual- Sai sempre bem

Ingredientes:
800 gr de bacalhau demolhado
300 gr de alho francês
400 gr de cenoura
2 cebolas cortadas em meias luas

2 alhos
4 pães
60 gr de margarina
1 ovo
30 gr de farinha de trigo
30 gr de farinha maizena
275 ml de leite
leite q.b. para demolhar o pão
275 ml de água de cozer o bacalhau
200 ml de natas
queijo mozzarela ralado a gosto
sal, pimenta, noz moscada q.b.
azeite q.b.

Começa-se por preparar os três ingredientes principais: bacalhau, cenouras e alho francês. Inicia-se o processo pela cozedura do bacalhau. Entretanto, descascam-se e ralam-se as cenouras e reserva-se. De seguida, lavam-se bem os alhos francês e corta-se às rodelas, reserva-se.
Preparam-se ainda as cebolas e os alhos. Descascam-se e cortam-se as cebolas às meias luas e os alhos aos bocadinhos.

Depois de cozido o bacalhau, reserva-se alguma da água de cozedura e desfia-se o mesmo.
Num tacho coloca-se a margarina e deixa-se derreter a lume médio. De seguida juntam-se as farinhas. Mexe-se tudo e vai-se juntando a água de cozedura do bacalhau de forma a obter um creme liso.
Adiciona-se o leite e continua-se a mexer. De seguida, junta-se o ovo batido e tempera-se com sal, pimenta e noz moscada. Quando estiver a quase a ferver apaga-se o lume, juntam-se as natas e mexe-se até que tudo fique bem misturado.

Coloca-se o pão aos bocados numa tigela e rega-se com leite para que fique bem húmido e reserva-se.
Num outro tacho a lume brando, coloca-se azeite suficiente para cobrir o fundo. Adicionam-se as cebolas e os alhos e deixa-se ganhar cor.

Quando as cebolas e os alhos estiverem lourinhos juntam-se as cenouras e deixa-se cozinhar alguns minutos mexendo sempre as cenouras no início.
Quando as cenouras estiverem já moles adiciona-se o alho francês às rodelas e deixa-se também cozinhar durante alguns minutos envolvendo bem com as cenouras na parte inicial.
Passado alguns minutos junta-se o bacalhau desfiado e envolve-se bem.

De seguida adiciona-se o pão embebido em leite e mistura-se tudo muito bem. Depois junta-se 3/4 do creme de farinha preparado anteriormente e envolve-se até estar tudo bem incorporado.
Num pirex coloca-se o preparado e espalha-se bem. De seguida adiciona-se o restante creme de farinha e espalha-se até ficar uma superfície lisa.
Se gostarem podem colocar queijo mozzarela por cima e está pronto a ir ao forno. Vai ao forno a 170ºC até estar bem dourado e o queijo derretido.

Bom proveito!
Fonte: pitadasecolheradas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *