Azevias de Grão da minha mãe (do Alto Alentejo)

Receita da massa:

1 Kg de farinha (de acordo com a minha mãe, e depois de ter experimentado várias farinhas, diz-me que a melhor e com a qual as filhoses ficam muito melhores é com a Farinha Branca de Neve Fina),

3 Ovos
Sumo de 2 laranjas

1 caixa de banha de 250 gr

1 dl de águardente,

água quente com sal (mais ou menos 250 ml).


Amassar todos os ingredientes e ir colocando a água quente até perceber que está pronta a estender com o rolo da massa e que se descola das nossas mãos.


Depois ir colocando farinha nas mãos para estender a massa e amassá-la com o rolo por forma a que sejam feitas em forma de “rissol XL” para depois serem ‘fechadas’ com o recheio lá dentro.


Receita do Doce de Grão:

Para poupar tempo, podemos usar:

2 latas grandes de grão já cozido,
Casca e sumo de 1 laranja
4 pauzinhos de Canela,
Açúcar a gosto a partir de 0,5 Kg.
Devemos começar por retirar a pele ao grão (lembro-me de ter esta tarefa nas férias escolares de Natal da minha infância) e triturá-lo.


Depois colocamos o grão já passado e triturado num tacho juntamente com a casca e o sumo da laranja bem como os quatro pauzinhos de canela.
Quando ferver adicionar o açúcare mexer muito bem.

Quando começar a ‘borbulhar’ deixar ficar assim um pouco em lume baixo e quando estiver quase seco está pronto o doce. Retirar os pauzinhos da canela e deitar uma colher de sobremesa dentro da massa que se fecha e se leva a fritar em óleo bem quente. Colocar sobre papel absorvente e depois deitar-lhes por cima açúcar e canela a gosto.

Fonte e todos os direitos reservados a: https://cocktaildereceitas.blogspot.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *